top of page
PODCAST
AA7.png

SESSÃO DE GRAVAÇÃO EIRA#3
RESIDÊNCIA OSSO COLETIVO, 2021

A plataforma podcast do Arquivo Atlântico é um espaço de exploração sonora e narrativa que através de três formatos distintos – narrativa-ensaio, cartas e conversas –, propõe pensar as múltiplas formas em que a memória do processo colonial atravessa e determina o presente.

​

O primeiro ciclo dos podcasts, realizado em colaboração com a OSSO Coletivo em 2020, configurou-se como um experimento especulativo e literário focado em histórias situadas no triângulo formado por Brasil, Angola e Portugal, países que marcam a nossa origem e trajetória pessoal. A partir de uma extensa pesquisa de fontes e referências e da produção de novos relatos de carácter pessoal, reunimos um conjunto heterogêneo de textos, imagens e sonoridades que propunham redesenhar a condição pós-colonial sob uma multiplicidade de vozes. O material foi organizado a partir da ideia de uma correspondência fictícia entre pessoas que transitam de um lugar a outro, que estão ao mesmo tempo agarradas à terra e às suas memórias, e perdidas entre memórias alheias. São figuras que rompem com as lógicas de pertencimento e permanência, com a ideia de nacionalidade e de fronteira, transitando tanto por territórios geográficos como de linguagem. 

 

Na composição e dramaturgia dos podcasts, inspiramo-nos na estrutura narrativa do filme Sans Soleil, de Chris Marker, para situar as questões do projeto no encontro entre a literatura, a ficção e a teoria, procurando observar os agenciamentos e similitudes que emergem desses materiais e as formas em que, quando postos em conjunto, são capazes de revelar processos amplos e complexos que desafiam a historicidade convencional.

 

O segundo ciclo dos podcasts, iniciado em setembro de 2021 e ainda em desenvolvimento, centra-se na realização de conversas com pessoas que por suas experiências, trajetórias pessoais ou profissionais, são capazes de contribuir para expandir as questões que o projeto levanta. 

 

O Podcast conta com a colaboração de Talma Salem e música de Juan Valente. O projeto teve suporte das Residências de Investigação da OSSO Coletivo em 2020, e fez parte da programação da Eira#3, plataforma rádio para residências artísticas desenvolvida pela OSSO. 

 

NA EIRA
REGISTRO DA CONVERSA GRAVADA DURANTE A RESIDÊCIA DE INVESTIGAÇÃO NA OSSO PARA A RADIO EIRA#3, OUTUBRO 2020

PODCAST FEED

bottom of page