EQUIPE E BIOS
BEATRIZ CANTINHO
TÚLIO ROSA
Doutorada em Dança e Filosofia pela Universidade de Edimburgo. Coreógrafa independente e investigadora nos laboratórios do CHAIA – Universidade de Évora e CIAC – Universidade do Algarve. O seu trabalho de há uns anos a esta parte, centra-se numa análise crítica do movimento de dimensão estético/política, considerado enquanto prática coreográfica expandida, que serve de suporte à sua investigação e criação artística.
Do seu trabalho coreográfico destaca: Da Nova Arte de Fazer Ruínas, Eye Height, Peça Veloz Corpo Volátil, Singularity, Scch…um ensaio sobre o silêncio. O seu trabalho de composição de movimento, é frequentemente desenvolvido em colaboração com outros artistas das áreas do Teatro, Artes Plásticas, Cinema, Artes Digitais como Herwig Turk,Valério Romão, Ricardo Jacinto, Vangelis Lymporidis, Shiori Usui, C. Spencer Yeah, Mariza Dima.
Seu trabalho artístico e de investigação tem sido apresentado tanto em Portugal, em espaços como CCB, Fundação Serralves, MNAC, Acarte, Trienal de Arquitectura de Lisboa, como no estrangeiro: Galeria Guillotine (FR), SARC, DanceBase, Blue Elephante Theatre, Universidades de Surrey, Cambridge e Brunel, Chelsea College of Art (UK), Festival Transmedial, Fundação Rosa Luxemburgo e TESLA (DE), entre outos.
NUNO TORRES
Performer, coreógrafo e pesquisador independente. Mestre em Práticas Cênicas e Cultura Visual pelo Museu Reina Sofia/Universidade Castilla-La Mancha. (Madrid, 2016). Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro, 2011). Atualmente é participante do programa de pós graduação e pesquisa a.pass {advanced performance and scenography studies} em Bruxelas.
Em sua trajetória colaborou em projetos dos artistas Luís Garay y Diego Bianchi (AR), Ana Borralho e João Galante (PT), Giselda Fernandes/Os Dois Cia. De Dança (BR). Desde 2014 colabora com Marcelo Evelin/Demolition Inc. no espetáculo De repente fica tudo preto de gente, apresentado em mais de 17 países, e na pesquisa do projeto Barricada. Entre 2015 e 2019 esteve conectado aos programas de investigação desenvolvidos por ARTEA em Madrid, como o MPECV (Museo Reina Sofía), e o projeto Teatralidades Expandidas – Cuerpo y Democracia (Matadero Madrid). Junto com Beatriz Cantinho, criou Ad Extra, que teve sua estréia no DT Espacio Escénico em Madrid, em fevereiro de 2020, e apresentada recentemente na Mala Voadora, no Porto.
Seus útimos trabalhos Ad Extra, Here and Elsewhere e Experiments for a non submissive body, foram apresentados no México (Museo del Chopo), Argentina (CCMartienzo, Festival Mover), Uruguay (Teatro Solís), Portugal (Rua das Gaivotas6, Mala Voadora) Espanha (Teatro Pradillo, Swinton Gallery, La Poderosa, Matadero Madrid), Alemanha (Hosek Contemporary), Armenia (NPAK Yerevan), entre outros.
Desenvolve uma pesquisa contínua nos campos da música improvisada e experimental, explorando um vasto leque de material sonoro em torno do saxofone alto com recurso a técnicas estendidas. Participa activamente em diversos projetos de rádios, de carácter fortemente experimental e comunitário.
Membro do grupo de Investigação em Música Contemporânea do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Mestre em Artes Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Membro co-fundador da OSSO Associação Cultural e da STRESS.FM. Colaborou em diversos projetos cruzando as áreas da dança e das artes plásticas (PARQUE, Les Voisins, Eye Height), assim como várias iniciativas de rádio (stress.fm, c.e.m, CPAI e Festival RadiaLx). Foi membro da direção artística dos projectos Ecos/Echoes (2013/14), Matriz (2015/16) e Territórios Temporários (2016/17) financiados pela DGArtes.
Tem participado em vários ensembles na área da música improvisada, experimental e reducionismo, onde colaborou, entre outros, com Ernesto Rodrigues, Ricardo Jacinto, Sei Miguel, Rafael Toral, Axel Dörner, Alexander Frangenheim, Guilherme Rodrigues, Rodrigo Pinheiro, Hernani Faustino, Gustavo Costa, Carlos Santos, C Spencer Yeh e Shiori Usui, actuando em diversos locais como Culturgest-Porto, Lisboa e Paris, Palais Tokyo (Paris), Fundação de Serralves (Porto), Sowieso (Berlin), DanceBase (Edinburgh), Festival Temps d' Images (Lisboa), Festival BigBang–CCB (Lisboa), ZDB (Lisboa), DOME (Moscovo), B_Movie-(Hamburgo).
De diversas colaborações resulta uma discografia que conta com mais de duas dezenas de títulos, editados principalmente na Creative Sources Records.
JOSÉ CAPELA
Arquiteto, doutorou-se com a dissertação Operar conceptualmente na arte. Operar conceptualmente na arquitetura. É docente na Universidade do Minho, onde leciona nos cursos de arquitetura e teatro, e é investigador do Lab2PT. Comissariou, com Cláudia Taborda, a conferência internacional Arquitetura [in] ]out[ Política para a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010. É autor do capítulo Uma garrafa de Coca-Cola e duas estufas: política interna nas artes e na arquitetura do livro Estética e Política entre as Artes (Edições 70) e tem publicado em revistas de arquitetura e de artes performativas.
Fundou e dirige, com Jorge Andrade, a mala voadora, sendo responsável pela cenografia dos espetáculos. Publicou o catálogo de cenografia Modos de não fazer nada, foi presidente da APCEN entre 2016 e 2018, e é autor da instalação Windows – representação portuguesa na exposição Countries da Quadrienal de Praga 2019 – e editor, com José Carlos Duarte, do respetivo catálogo W : JC + JCD. Nos últimos anos, colaborou ainda com a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional São Carlos, e concebeu uma cenografia-instalação para o foyer do Teatro do Bairro Alto. Foi nomeado para o Prémio Autores de cenografia em 2012 e 2017, e recebeu o prémio em 2016 por Pirandello da mala voadora.
INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO
Beatriz Cantinho e Túlio Rosa
MÚSICA
Nuno Torres
ILUMINAÇÃO
Renato Machado
FIGURINO
Federico Protto
CONSULTORIA CENOGRÁFICA
José Capela
APOIO
Fundação GDA
Fundação Calouste Gulbenkian
CO-PRODUÇÃO
Espaço do Tempo
PARCEIROS
Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas (PT)
Centro Cultural do Mindelo (CV)
Materiais Diversos (PT)
Mala Voadora (PT)
ARQUIVO ATLÂNTICO PODCAST
TEXTO E VOZ
Beatriz Cantinho e Túlio Rosa
MÚSICA
Juan Valente
COLABORAÇÃO ARTÍSTICA
Talma Salem
APOIO
OSSO Coletivo
a.pass {advanced performance and scenography studies}